Translate

2 de setembro de 2016

MENTE ATIVA | A Felicidade, afinal, está em Ter ou Ser?

Uma coisa é ambição, outra coisa é ganância. Em uma era em que a expressão "Quem não tem Cão, caça com gato" faz todo o sentido para as pessoas que querem crescer traiçoeiramente e se esgueirando por meio de uma sociedade politicamente e economicamente injusta, cheia de corrupção, a ganância toma conta de muitos corações causando sérios danos para si e ao próximo.

A palavra ganância por si define o desejo de querer ganhar, adquirir algo e sobressair-se custe o que custar. Diferentemente da ambição, que por mais que soe negativamente para algumas pessoas, esta traz um significado importante para aqueles que, positivamente, anseiam alcançar determinados objetivos. É preciso ser ambicioso e ter visão para ir atrás dos sonhos, desde que durante  esta caminhada a ganância não tome conta do propósito e mude completamente o rumo das ações. 



Estamos vivendo um momento de grande insegurança e conflitos no mundo inteiro! Recentemente, foi mostrado em jornais e na televisão a notícia de que uma família composta por pai, mãe e dois filhos foi encontrada morta em condomínio na Barra da Tijuca, no RJ. A maior suspeita até o momento é de que o marido, um empresário de 43 anos, tenha cometido o crime devido a problemas financeiros (saiba mais), o que chocou muitas pessoas, principalmente familiares e amigos das vítimas. Como pode, em uma época em que todos os cidadãos brasileiros estão sofrendo o "penault" da crise política e econômica, uma família acabar em um final tão trágico por conta da falta de dinheiro? Tantos viventes aprendendo a se virar, empreendendo, perdendo tudo e começando do zero, adaptando-se a novas condições e estilos de vida aqui ou em outros lugares do mundo. Por que a ganância e o medo podem interferir no psicológico a ponto de chegar em um final trágico? Parece óbvio que, além de problemas psicológicos, a ambição deste homem por uma vida plena e confortável se transformou em uma ganância por não perder o que já possuía, além do medo de não conseguir conquistar outros objetivos no futuro, custe o que custar. Daí surge a questão: A felicidade, afinal, está em ter ou ser?

Esta pergunta é comum nas conversas entre amigos, familiares e no ambiente profissional, e quando o assunto é esse, acredite: muitas pessoas inclinam-se para ambos os lados. Há quem se contente em "ser", e este grupo acredita que "sendo" o ser humano aproveita mais os momentos da vida, na simplicidade de pequenas conquistas diárias, bons relacionamentos e dinheiro suficiente para viver, sem se preocupar com o luxo e ostentação. Outras, por outro lado, acreditam que o "ter" é o caminho para o status "ser", uma vez que é necessário possuir bens e recursos para conseguir manter-se satisfeito, realizado e psicologicamente saudável. Este grupo de pessoas que tendem mais  para o lado "ter" afirmam que as conquistas materiais e o dinheiro no bolso são o caminho para realizarem seus sonhos, tornarem-se pessoas melhores e ajudarem ao próximo, o que não deixa de estar certo por um lado. Mas voltando ao caso da família, mencionado acima, será mesmo que o "ter" é o caminho para o "ser"? Vemos muitos casos de pessoas correndo atrás de dinheiro e de sucesso a vida inteira, fingindo não verem as consequências de sua ambição transformada em ganância, o que reflete diretamente na família, nos relacionamentos e na vida profissional. Alguns exemplos de ambição e visão de negócios são válidos no lado "ser" da força, mas nem tudo que se conquista "sendo", se encontra "tendo" e toda a ajuda ao próxima pode ser realizada também através de bons gestos, e não somente através do material ou financeiro.

Neste quesito, não existe certo e errado e aproveitamos a conversa para compartilhar um pouquinho da visão e experiência de uma de nossas leitoras, a Fe, que atualmente busca manter um novo estilo de vida tanto para ela, quanto para as pessoas ao seu redor. Confere aí:

"Nada acontece por acaso", e não foi o acaso que me trouxe aqui hoje, a convite da querida Ágatha, que a vida durante tempos nos afastou e como num sopro nos reaproximou. E o que nos reaproximou foi exatamente as semelhanças nas ideias, como irá aproximar tu, leitor desse texto, a esse blog. Tento resumir aqui (um trabalho quase impossível para mim) qual foi a maior mudança de foco da minha vida: a descoberta definitiva que o SER não é somente mais importante que o TER, mas é o essencial para se ter uma vida digna e feliz. Na minha profissão, ostentar é praxe. Ser bem sucedido não significa tu ser feliz, mas sim TER, no mais amplo significado financeiro que essa palavra pode ter. E aí a corrida dos ratos inicia: o labor diário focado em trocar dinheiro por bens, apenas. Eu, uma guria do interior, assistindo a isso tudo, não conseguia encaixar o conceito da minha felicidade ali. Foi então que comecei a refletir e a moldar o meu próprio modo de vida, o que foi fundamental para que eu escolhesse empreender no meu próprio escritório. A palavra que me guia hoje é LIBERDADE, seguida de FELICIDADE. Para tomar qualquer decisão, das mais complexas até as mais simplórias, tomo como base a seguinte pergunta: isso vai me deixar feliz, tranquila e livre? Se a resposta é sim, vou em frente, senão, descarto delicadamente. Não é fácil desapegar de um modelo de vida ensinado como certo... Ou até mesmo intrínseco à nossa vida, mas no momento que tu entende que somos seres únicos, perfeitos, e que nenhuma pessoa precisa ser igual a outra, tu ganha liberdade e uma porta de entrada para a felicidade plena e eterna. E aí tu enxerga, na tua frente, que correr atrás para SER (feliz, realizado, independente...pausa para preencher aqui com o que tu quiser) é bem mais pleno do que TER (casa, carro, coisas, pessoas...também preencha aqui com o que você quiser). Eu precisaria de bem mais linhas para discorrer sobre o assunto, mas quem sabe um dia, eu a Ágatha e todos os leitores desse blog nos encontramos para um bate papo real, não é mesmo? Fica a ideia!"


Adoramos a ideia Fe, e o que o Agenda Cheia propõe aqui é exatamente isso: despertar o potencial de reflexão, discussão e pensamento de cada leitor em relação a maneira como estão conduzindo suas vidas em busca dos sonhos. A felicidade, afinal, está em ter ou ser para você? Pausa para refletir e bom final de semana! :) 
---
Texto e Edição: Ágatha Prudêncio 
Participação: Fernanda Medeiros
Imagem: Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?