Translate

5 de setembro de 2016

LIFESTYLE | 10 Dicas Para Incorporar o Estilo Escandinavo na Decoração

ESCANDINAVO, nova onda do momento. Desde objetos simétricos a cômodos e mobílias estrategicamente coloridos, simplicidade, requinte e versatilidade são palavras que definem bem este estilo europeu de decoração que vem encantando muitos brasileiros. Uma decoração simples não deixa de ser sofisticada, então no post de hoje iremos tirar todas as dúvidas sobre a origem desta tendência, além de trazer algumas inspirações para você que já se identificou com este estilo.


ORIGEM
Inspirado em referências nórdicas, o estilo surgiu no século XX na Europa, em uma região conhecida como Escandinávia, composta por Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia. O responsável por este estilo chamava-se Carl Larson que, nascido em Estocolmo em 1853, teve sua veia artística expandida na Academia de artes europeia e posteriormente em uma colônia de artistas escandinavos, na cidade de Grez. Casado com karin Bergöö (também artista), Carl trocou a sua famosa pintura à óleo pela aquarela e entre seus modelos favoritos de pinturas estavam a família e a casa que ganharam do pai de Karin, virando um projeto mútuo dos dois e referência no estilo escandinavo do local. As pinturas e livros de Carl retratavam o cotidiano da família em ambientes iluminados, marcando fortemente o estilo escandinavo na decoração até os dias de hoje.

INSPIRAÇÃO
Em busca de elementos pouco usuais e versáteis, os diferentes tipos de combinações buscam a personalidade de cada um. Na decoração, o estilo escandinavo traz uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto. A tendência aqui é para quem gosta do ditado "menos é mais", considerando espaços com ornamentação minimalista, linha reta, clean e com um toque contemporâneo. A influência do clima local escandinavo, que conta com horas de escuridão e longos invernos, caracteriza a escolha por ambientes amplos, com móveis simples e luminosidade natural através de grandes janelões. O destaque para o branco acentua a luminosidade e a simplicidade e recantos dos detalhes em objetos e artigos de decoração, podendo incluir um toque rústico e aconchegante no ambiente com o uso de madeira pura ou de demolição, dutos expostos e metais.

Que tal inspirar-se? Escolhemos 10 dicas para você incorporar o estilo escandinavo de decoração na sua casa. Divirta-se:

1. Iluminação natural - Janelas são extremamente importantes no design escandinavo e muitas vezes são o ponto principal do ambiente. Evite, sempre que possível, o uso de cortinas e adornos, de modo a dar passagem ao máximo de luz natural possível. 


2. A vez do Branco - Para iluminar, aposte muito no branco.



3. Paisagem - Na simplicidade, os escandinavos costumam apreciar as paisagens naturais. Na decoração, invista em plantas.


4. Menos é Mais - Procure deixar os espaços livres de muitos enfeites, bibelôs, quadros, caixas e tudo que possa escurecer ou carregar o ambiente. Lembre-se que os melhores espaços no estilo escandinavo são limpos, sem muita informação, alinhados e estrategicamente decorados.


5. Linha Reta - Traga na arquitetura ou na decoração linhas retas, tais como escadas, janelas grandes e objetos decorativos. 




6. Estratégia de Cores - Aposte em cores vibrantes em pontos estratégicos e cores neutras para equilibrar. Móveis, objetos decorativos e quadros devem meticulosamente combinar. Na dúvida, as cores que não fogem da "cartela escandinava" são: branco, bege, cinza, marrom, preto e azul/verde marinho e azul/verde petróleo.


7. Luminárias - Simples, minimalistas e modernas, as luminárias podem ser de chão, parede ou teto, com formas bem simétricas e expostas.


8. Madeira - madeira traz a cara escandinava para dentro da sua casa, em harmonia com cimento cru (cinza) e azulejos preto e branco.


9. Tudo à Mostra - canos e dutos de fiação expostos são incorporados nos detalhes da decoração, assim como armários sem portas e estacas à vista. Deixe aparecer e surpreenda-se.


10. Autenticidade - Use materiais orgânicos e naturais como couro, metal, tecidos naturais (linho, algodão, pele) e aprimore a autenticidade do seu espaço escandinavo. Maçanetas e puxadores personalizados dão um charme para o ambiente.

---
Texto e Edição: Ágatha Prudêncio e Douglas Gnoato
Saiba mais em:
www.pinterest.com.br
www. revistacasaejardim.globo.com
www.westwing.com.br
www.tudoorna.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?