Translate

29 de outubro de 2016

MENTE ATIVA | A PERFEIÇÃO - by Camila Sippert

Bem, vejamos como eu posso começar um texto desses...Eu quero falar sobre a perfeição, ou melhor, sobre como nós e todas as outras pessoas a interpretam. Eu quero falar sobre o "certo" e o "errado" e as consequências desses julgamentos. Let's do it!

Constantemente (até mais do que eu gostaria), eu passo algum tempo pensando na tal da perfeição. Como eu devo me vestir para ser perfeita; Como mastigar perfeitamente; Como ter o corpo perfeito; Como agir socialmente de modo perfeito; Como pensar perfeitamente; Como argumentar perfeitamente; Como caminhar perfeitamente; Como escrever um texto sobre a perfeição... perfeitamente. GENTE! Minha cabeça vai explodir, mas vou continuar escrevendo porque era aqui que eu queria chegar. :)
A PERFEIÇÃO. QUEM DEFINIU? O QUE ISSO SIGNIFICA?

Eu sei que esse texto vai parecer mais excêntrico do que eu gostaria que fosse, mas talvez assim seja melhor. Quem vos fala é uma ansiosa escritora com sua excentricidade reprimida pelos "bons costumes" e solta pela letras escritas nos papeis.

Eu posso estar aqui enfrentando uma crise existencial, daquelas em que a gente tenta descobrir onde errou a vida toda ou por que ainda não atingiu todas as metas que foram pregadas nas paredes, em anos passados. Mas aí, no meio dessa crise toda que caiu como uma bomba na minha cabeça, saíram algumas ideias  sobre esse assunto: A PERFEIÇÃO.

A gente cresce uma vida inteira rodeados por padrões e níveis a serem alcançados. Tem sempre alguém ali do nosso ladinho (mesmo que seja o nosso subconsciente) dizendo que a gente AINDA NÃO TÁ PERFEITO. Mas o que é isso? Porque que eu tenho que estar perfeita? Ou porque eu tenho que estar perfeita de acordo com um padrão que alguém disse que era perfeito?

Vou repetir: Eu posso estar aqui enfrentando uma crise existencial, daquelas em que a gente tenta descobrir onde errou, mas errou por que? Errou em que? Quem me disse que era errado? O que é errado? Que metas eram essas? Que tempo é esse pra atingir essas metas? Quem decidiu essas metas?

O QUE É SER/ESTAR FUCKING PERFECT?

Bom, vou usar exemplos meus (reais) já que eu não tenho vergonha de expor-los para tentarmos discutir sobre a pauta em questão. Eu sou uma maldita LIBRIANA. Eu poderia ter nascido em qualquer outro momento da vida, mas parece que, nesse plano, eu vim destinada a sofrer. Como boa libriana: 1. Gosto de perfeição; 2. Tenho prazer em agradar outras pessoas; 3. Sou totalmente dependente da opinião de outras pessoas.

Tá, mas o que que isso tem a ver com o texto? Já explico... 

Antes, além de ser esse "tipo de gente", eu sofro de ansiedade. Não é qualquer ansiedade. É dessas que se você não me responde em 2 segundos, eu terei certeza de que você foi encontrado morto na bera de uma estrada deserta e que seu corpo já está sendo devorado por canibais ou lobos famintos. 

Ok. Dadas essas informações, posso prosseguir...

Não quero usar o tipo "meu signo justifica minhas cagadas", mas sei que o perfeccionismo é uma identidade libriana muito viva em mim, mesmo que me incomode. Devido à essa "condição", eu nunca acredito que estou bem\boa o suficiente. Isso me frustra muito porque eu sempre quero agradar todo mundo esperando receber uma resposta (que de preferência seja positiva, pois dependo disso). Logo, se não tenho nenhum retorno, eu fico ansiosa e acredito que não fui perfeita, sempre esperando pelo pior.

Raiva é tanta dessa palavra que as letras no teclado estão sofrendo...

Bom, agora que você conhece um pouco da minha personalidade, posso dizer que, desde a minha infância, eu fui induzida à acreditar que magreza é perfeito. Ter estudos é perfeito. Usar roupas da moda é perfeito e não ouvir funk é perfeito. Mesmo serve para comer saudável! Fui induzida a acreditar nisso tudo. Meu subconsciente ainda despreparado recebeu algumas informações quando eu ainda não tinha como intervir e, assim, eu cresci e me tornei esse tipo de gente que acredita precisar ser perfeita, dominada por características esotéricas de um signo "perfeito".

O sucesso, baseado em tanta perfeição, era garantido, visto que minha vida já estava perfeitamente planejada. Eu já deveria, inclusive, hoje estar formada e já ter conhecido alguma parte dos outros continentes desse mundo. Mas parece que o mundo dá voltas não é mesmo? Com certa idade, meus amados ascendentes decidiram não deixar libra, e toda sua perfeição, tomar todo rumo da minha vida, e me deram uma mãozinha pra ficar "mais louca que o batman". Foi quando toda essa onda bateu em mim. Foi quando eu comecei a perceber que talvez eu não quisesse esse tipo de perfeição. A partir daí, eu fui tentando descobrir quais seriam elas, as perfeições. Como seriam elas e pra quem seriam elas. Não foi uma busca fácil, e ainda não está acabada.

Vamos lá, contei minha triste história pra exemplificar e poder seguir adiante...
Quando eu tive essa época da vida, que geralmente é conhecida como rebeldia, eu meio que pirei. Tive uma crise existencial tentando desconstruir um monte de coisas que foram impostas na minha cabeça. A perfeição não é o que a TV nos mostra. Nós não precisamos ter um corpo como o de modelos, atrizes, atores ou bigbrothers pra sermos perfeitos.

A comida que te oferecem na TV só está aparecendo lá porque alguém pagou bastante por alguns minutos de show que brilham na sua máquina, pra te fazerem querer ter aquela coisa perfeita em casa. Música perfeita não é a que todo mundo ouve, ou a que vai te fazer mais popular em algum grupo.

O que eu to tentando dizer é que essa p**** de perfeição, na realidade não existe. Perfeição é só um jeito de nós nunca conseguirmos sentir segurança em nós mesmos. Ter um parâmetro "perfeito" é ridículo, considerando que o que está perfeito pra mim, pode não estar pra ti. 

Pensa nas competições de beleza (sim, vou usar esse clichezão). Para vencer essa competição, a pessoa deve ser a mais bonita lá. A pessoa deve bater o padrão perfeito de todas as outras candidatas. OK, temos uma vencedora! E agora? O padrão de perfeição em beleza aumentou. Agora milhões de pessoas do mundo inteiro "precisam ser perfeitas" e vão querer ter o cabelo, a unha, o corpo, os olhos e a roupa igual ao padrão. Esse é o novo PARÂMETRO pra essas pessoas. E porque??? Por que alguém decidiu que a beleza agora tem que ser daquele jeito para ser perfeita? E não venham me dizer que esses tipos de concursos não são pra isso, porque são sim! Servem só para promover um culto à perfeição e a padronização dela. Seios grandes, cintura fina, abdome definido, rosto com barba, rosto sem barba e por aí vai. Enquanto estivermos cercados por gente que goste de impor metas de perfeição para uma sociedade inteira, vai ter sempre uma Camila anoréxica, ansiosa, oprimida, com medo de ser comum e de ser apenas uma Camila sem pressão de ser MELHOR.

Isso tudo, como vocês podem ter percebido, me deixa furiosa. Porque o mundo nos cria pra buscar a perfeição, para sermos iguais a quem é "reconhecido pela pqp" como perfeito. Eu ainda estou tentando me achar perfeita como sou, com o que quero comer e ouvir. Minhas músicas perfeitas são as que eu consigo viajar enquanto ouço. Viajar de frenesi! Se um funk, um sertanejo ou um blues fizer isso, OK, perfeito!

Tudo o que eu quero é me sentir perfeita. Me aceitar. Gostar de ser quem eu sou. Mas "vocês" não deixam! Até porque no dia em que eu conseguir me sentir bem com a minha perfeição, "vocês" vão dizer que essa é uma nova classe e a perfeição para essa classe é outra. Eu quero ser perfeita pra mim. Do meu jeito, e isso é alcançar a felicidade sem precisar de um juiz definindo a perfeição da minha alegria.
---
Texto: Camila Sippert, 25. Estudante de Letras.
Edição: Blog Agenda Cheia
Imagens: Reprodução 
Tags: Mente ativa - perfeição - padrões de beleza - pense fora da caixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?