Translate

12 de outubro de 2016

LIFESTYLE | Nossa Filha Late e Tem 4 Patas.

Ela tem 2 anos e 6 meses. É uma Collie vira-lata e muito inteligente. Aliás, ela é o serumaninho mais inteligente que eu já conheci e esse vai ser o tema de hoje, especialmente para quem ama cachorros como nós. Atenta a cada movimento e barulho, ela nos avisa sobre tudo o que está acontecendo ao redor.  E quando ela quer alguma coisa, meu amigo...ela faz aquele teatro que é extremamente convincente e amolecedor de corações. Seu nome é Francisca.



DIÁRIO CANINO

A Chiquinha entrou nas nossas vidas em 2014, quando eu vi no facebook que a cachorrinha do meu amigo havia tido filhotes e ele estava, desesperadamente, doando. A gente sabe o quanto é complicado manter um animal saudável, então imaginem vários em um mesmo ambiente! Era impossível para o meu amigo ficar com todos e, naquele momento, eu já estava pensando em adotar um cachorrinho. Conversei com o Douglas sobre a ideia e ele não aceitou de início. Disse que precisávamos pensar melhor, pois trabalhávamos e estudávamos todos os dias e seria impossível cuidar de um animal. Me lembro que naquela época morávamos junto com os pais do Douglas em um apartamento de 2 quartos, na Cidade Baixa. Lá já tinha um cachorrinho dominando o território, então seria realmente impossível ter a Francisca morando com a gente, ainda mais pelo porte dela.  Foi aí que tivemos aquilo que chamamos de "amor à primeira vista", quando nosso amigo nos enviou uma foto do tal filhotinho que possivelmente seria o nosso. Pensei comigo mesma: "Nossa filha chegou! Ela late e tem 4 patas".


Meu coração foi na boca, e senti que o Douglas também se apaixonou por ela. Foi muito forte a vontade de tê-la perto de nós, como filha mesmo. Tivemos que implorar para minha dinda, que mora em uma casa com pátio grande, para cuidar dela enquanto pensávamos em outra alternativa. Não foi fácil convencê-la, mas uma coisa nós tínhamos certeza: essa cachorrinha vai ser amada e cuidada por nós!

No dia em que buscamos a Francisca na estação de trem do Mercado Público, ela estava muito enjoada, o que é normal para um filhotinho. Eu peguei ela no colo, enrolei em uma coberta e segurei até em casa. Lembro que ela me olhava durante todo o trajeto, e quando eu a coloquei no chão do carro, achando que ela estava desconfortável esmagada nos meus braços, ouvi aquele latido de filhotinho que mal e porcamente sai algo, e então ela deu o seu primeiro sinal dengoso, pedindo para voltar. Gente! Aquele olhar...eu sabia que ela tinha me escolhido naquele momento e estava me reconhecendo como sua protetora, sua amiga e fiel escudeira. 

O papai...ah, o Douglas ela ama até hoje, mas como diz o Marcos Piangers, a "Mamãe é Rock"!


Muitos dias, semanas e meses de amor! Vi nossa Francisca crescendo saudável e cheia de vida. Feliz e grata pelo lar, pelos pais humanos e pela família que ela tem. Ela se tornou a sensação da família e tirou muitas vantagens disso. Todo mundo queria cuidar dela, e nós sentimos um alívio profundo em poder deixa-la com a família enquanto a gente ia trabalhar. Tá achando semelhante à uma vida de humanos? Sim, exatamente. Gente que ama bicho de verdade se preocupa, adota com amor e leva isso muito a sério. A Francisca só não ganhou pais humanos, como ganhou primos e primas depois, quando minha prima decidiu adotar também outros filhotes caninos. Ela ganhou e destruiu brinquedos. Roeu os pés das cadeiras da Dada (minha tia). Comeu o rodapé da cozinha, quando os dentinhos estavam saindo. Dormia na cama com meu sobrinho. Cavou a parede...Sim, ela foi um filhote arteiro, igualzinha a uma criança humana.  Quando teimava, ficava de castigo sem brincar ou sem ganhar snacks (pedacinhos de bolacha de arroz que eu dou até hoje, quando ela se comporta)! Eu não tenho dúvidas de que a Chica é feliz com a gente, e sinto isso no olhar dela, cheio de amor e gratidão. #Chicalevada


Nossa rotina mudou desde então. Eu e o Douglas nos mudamos para nossa atual casa alguns meses depois da Francisca chegar. Passamos a viver em um espaço maior, com pátio, jardim e com a nossa filha canina por perto. O Douglas continuou trabalhando fora e eu, neste ano, passei a trabalhar mais em casa. A Francisca notou a diferença em me ter por perto, e hoje respeitamos muito nosso espaço. Ela vive dentro de casa e tem acesso livre ao pátio a hora que quiser. É a dona do pedaço aqui, e deixa isso bem claro inclusive para a Peppa, a Shih Tzu da minha dinda, que é a metade do tamanho dela (covardia!). Experimenta um estranho vir aqui então. Ela não gosta de estranhos e mostra que está aqui para proteger o que é nosso, a não ser que alguém diga à ela que esta pessoa é amiga! #Chicacorajosa


Ela também é fofoqueira. Adora escapar pelo portão do nosso pátio e espiar o muro do vizinho, principalmente quando o Collie dos meus primos está por lá, desfilando aquele pêlo loiro platinado e latindo para ela. Parece o "Deus-Grego-Canino" e sério: ela é apaixonada pelo Pirata! Quando a coisa não é com o crush canino, ela brinca e fofoca com a Peppa, o Lupe e a Tetéia, e às vezes se invoca com a Lola e a Lady. Vai entender...

#Chicafofoqueira #Chicainvocada


Ela também dança! É só começar a cantar e dançar algo bem agitado por perto que ela vem correndo. Fica em pé e começa a pular, como se estivesse dançando mesmo. Ela também adora música, principalmente surf music. É impressionante como ela se acalma...e se deixar em som ambiente, ela dorme a tarde toda...e a mamãe aproveita para trabalhar numa boa! :)

#Chicabailarina #Chicadorminhoca



De amanhã cedo, se tocar o despertador às 6h30 e nenhum dos dois levantar, 7 horas em ponto ela corre para o meu lado da cama e começa a choramingar! Verdade, todos os dias ela faz isso. Ela chora, coloca o focinho debaixo da minha mão e empurra para cima, do tipo "Ei, acorda preguiçosa. Vocês humanos tem que trabalhar!". Bateu 8 horas no relógio, aí ela faz a gritaria no quarto. Começa a latir de um lado para o outro da cama, chamando os dois e nos cutucando com o focinho. E quando eu abro os olhos ela me lambe feliz da vida, com aquele bafo canino e uma lambida na mão em câmera lenta, o que me faz achar que ela pensa algo tipo "Graças a Deus, um deles tá vivo". 



Na hora de dormir, ela é a primeira a se ajeitar. Vai para a caminha, cruza as patas e dorme. Se demorarmos muito para cessar o barulho, ela resmunga ou pede para ir na rua. Tem mais essa: ela não faz xixi e cocô dentro de casa! É uma lady. Se a coisa apertar na madrugada, ela nos acorda e pede para sair. 

Os primeiros passeios foram só de coleira. Ela fica muito empolgada até hoje quando escuta a palavra "vamos", mas de algum jeito ela me transmite muita segurança, então geralmente quando saímos para caminhar, eu deixo ela livre, leve e solta. Papai não gosta! 
#Chicaeducada #Chicapasseadeira






Durante o dia, ela fica dentro de casa comigo. Se alimenta no mesmo horário que nós, quando sentamos à mesa e, mesmo ficando sozinha em casa, não faz sujeira e nem sobe na cama. Não sei como ela consegue se controlar. Quando estamos em casa ela sobe na cama se a gente autorizar, e isso só acontece quando ela vem cheirosinha da PetShop. Se não tiver o comando "Pode vir. Sobe aqui!", ela já sabe que não tem pra ela.  

Em dias de temporal ou fogos de artifício, ela detesta e morre de medo.  Corre e se esconde embaixo de um armarinho e só sai de lá a muito custo. Tô dizendo, a Chica é um serumaninho mesmo, cheia de atitude, educação e seus medos. #Chicaresponsavel #Chicamedrosa


De noite, ela fica atenta ao barulho do Douglas. Quando ele coloca a chave no portão, ela corre para me avisar. Late, balança o rabo, dá uns pulinhos e empina a cabeça para a porta, dizendo que alguém tá vindo. Quando eu pergunto "É o Douglas que tá chegando?", minha nossa! Ela fica possuída de vez:

"SIM...SIM...AU AU....CLARO QUE SIM...AU AU AU....MAMÃE É ELE...AU AU...SIM, SIM, CLARO, DOUGLAS, SIM SIM...VAI LÁ DE UMA VEZ SUA ANTA!!!!! NÃO TÁ ENTENDO NÃO?". 


Eu abro a porta e sim, é ele!

E quando a gente sai sem ela, aquele olhar pidão vem com tudo! Ela se despede cheia de drama, como se não fossemos voltar. Faz algazarra no portão, mas  continua nos amando com todas as forças que só um bichinho inocente consegue. Eu tenho certeza que não fomos nós que a adotou, mas sim ela que nos escolheu e mudou nosso mundo desde então. <3
----
Texto: Ágatha Alves Prudêncio e Douglas Gnoato
Edição e Vídeo: Agenda Cheia
Imagens: Reprodução Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?