Translate

22 de outubro de 2016

BEM-ESTAR | 5 Dicas Para Largar os Maus Hábitos

Especialmente para quem está com o pé dentro do nosso novo desafio, aí vão 5 dicas importantes para começar a exercitar a sua mente. A gente entende que é mais fácil cair no sofá do que ir para a academia, ou comer o doce depois do almoço, em vez da fruta. Mudar rotinas é difícil, mas é possível e há estratégias para isso.

Mudar comportamentos que são repetidos há tempos torna-se difícil principalmente para quem tem uma rotina acelerada de trabalho, família e estudos. Certas ações viram automáticas em nosso dia a dia, mas é possível pontuarmos tudo aquilo que sabemos que não está bem, avaliar alternativas para mudar e, simplesmente, dar o primeiro passo. A mudança pode vir a passos lentos, e só depende de você entender como estas atitudes interferem no funcionamento da sua vida e como você pode traçar estratégias eficientes para incorporá-las em uma nova rotina.



Quem já pensou em uma mudança de hábito, mas não sabe por onde começar, aí vão 5 dicas que eu incorporei na minha própria rotina nos últimos meses e que deram certo. A diferença aqui, de mim para você, é o quanto você está comprometido consigo mesmo e com a sua evolução. Aí vai:

1. Pense em Objetivos Possíveis e Pequenos

Trace objetivos atingíveis no início. Esquece essa história de ser milionário da noite para o dia, perder 10kg em 15 dias, conseguir um cargo de gerência em menos de um ano de empresa etc. Acorda! Isso não existe tão facilmente na vida real. Se o objetivo é, por exemplo, incorporar atividades físicas à sua rotina, comece com exercícios leves em alguns dias da semana. Inicie buscando uma motivação interna que esteja alinhada com os seus valores de vida. Não dificulte as tarefas, para que você não desista de primeira. Atinja seu pequeno objetivo no início, para depois sentir-se mais confiante para traçar outro maior. Super-se, mas aos poucos! Mudar muitos hábitos de uma única vez aumentará as chances de você falhar – e, assim, desistir da missão. Portanto, dedique-se a uma única meta clara e aumente com o tempo a sua própria superação.  


"Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez - Chico Xavier".

2. Seja Gentil Consigo

Monitore-se diariamente e, assim que a nova atitude se transformar em hábito, seja gentil consigo mesmo. Por que não uma boa recompensa a cada obstáculo superado ou desafio alcançado? Se você atingiu a meta de parar de tomar refrigerante durante a semana, você pode se presentear com um cineminha, por exemplo. Estipule, faça e aproveite! Se você não atingiu a meta, perdoe-se, não mutile-se. A auto piedade é reveladora, pois é a melhor compreensão que pode girar em torno de você. Seja amável e gentil diante suas fraquezas. Motive-se diariamente. Todo mundo cai. Todo mundo tem fraquezas, medos, preguiça...use isso para o bem e dê chances para você tentar de novo, quantas vezes for preciso! Valorize quem és e a sua iniciativa! Seja persistente.

3. Anuncie sua missão 

Buscar uma rede de apoio pode ser fundamental para você conquistar os seus objetivos, então se você se sentir sozinho ou sem saber por onde começar, conte aos amigos ou procure alguém de confiança! Além das pessoas geralmente ficarem de olho, eles podem dividir suas próprias conquistas, experiências e conselhos com você. Se a missão é chegar no verão com mais saúde e 5kg a menos, por que não buscar um grupo que acompanhe junto as metas de emagrecimento? Se a meta é parar de fumar, busque auxílio de quem vai te ajudar a acreditar que você pode ficar longe desse velho hábito. Dividir medos e angústias pode ser a chave para o momento em que você sentir que talvez terá uma recaída. Apoio é tudo...já falei para vocês da III Edição do Desafio 30 Dias - Dança Comigo! ? :)

4. Força, Foco e Fé! 

Já ouviu falar de mindfulness, termo em inglês que significa "atenção plena"? É um conjunto de técnicas meditativas orientais e de foco na rotina diária, desenvolvidas para auxiliar no equilíbrio, atenção e, consequentemente, no bem-estar geral. Algumas das técnicas do mindfulness compreendem observar a respiração e prestar atenção nas partes do corpo, podendo auxiliar você a se manter firme com o compromisso assumido. RESPIRE, EXPIRE, NÃO PIRE! Alcançar uma meta às vezes pode ser rápido, ou pode demorar.  Seja paciente consigo e com o seu próprio despertar.


" Você precisa manter o foco para realizar grandes coisas - Les Brown".


5. Esteja Ciente da Dificuldade 

Toda mudança apresenta obstáculos. Não esqueça que de problemas o mundo está cheio, portanto  compreenda que nesta caminhada podem acontecer lapsos e recaídas que fazem parte do processo de aprendizado. Aumente a crença de que suas conquistas são diárias e todo e qualquer esforço sempre irá trazer uma experiência para sua vida. Se necessário, busque a ajuda de um profissional que manje do assunto e que vai ter prazer em te ajudar. Coaching, Mentoring, terapia são ótimas opções para te ajudar a voltar para os trilhos. Reconheça suas fraquezas e seja grato com quem te estender a mão! Gratidão já é um ótimo começo para quem enfrenta obstáculos na caminhada. 

E se nada der certo, tenta de novo. Repense sobre suas metas e atitudes e avalie se este é o melhor caminho. Tenha cartas na manga e não aposte todas as suas fichas em uma única alternativa para ser feliz! A vida é feita de ciclos, acertos e erros. Arrisque-se.

Que as boas energias permeiem sempre a sua sorte.
Beijos
---
Texto: Ágatha Prudêncio
Edição: Blog Agenda Cheia
Imagem: Reprodução
Tags: Bem-estar - metas - mudança não tem hora - dicas para largar os maus hábitos - mudança de vida - Coaching - Mentoring - Terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?