Translate

3 de agosto de 2016

MUDANÇA NÃO TEM HORA | Realizando Sonhos

Mente ativa, foco, determinação, visão e paciência são ingredientes-chave para os chamados realizadores de sonhos. São pessoas que, em geral, possuem um perfil positivo, idealizador e confiante nas imensas possibilidades das coisas darem certo, e incentivam os demais, através do exemplo e de suas conquistas, a não subestimarem seu potencial de alcançar aquilo que desejam também. 



Na maioria das vezes, quando sabemos ou presenciamos a realização de um sonho alheio, despertamos a curiosidade em como a pessoa conseguiu, que meios ela utilizou e por onde ela começou. Isso é normal do ser humano, e alguns de nós até acreditam que seguindo os mesmos passos conseguirão realizar seus próprios propósitos! A diferença entre o realizador  de sonhos e o sonhador é que o primeiro persistirá até conquistar. Já o segundo, permanecerá em constante inércia, idealizando os caminhos e todas as coisas boas que poderiam acontecer em sua vida, assim como os motivos pelos quais elas ainda não aconteceram. Ou seja, o somente sonhador não acorda para agir!

Acontece que os sonhos são únicos e muito pessoais. O caminho percorrido pelo conquistador de sonhos pode nos ajudar a organizar nossos projetos, mas jamais será determinante para obter o mesmo resultado. Cada um de nós tem uma essência, valores, paradigmas, potencial escondido, perfil e uma força desconhecida. Somente nos momentos de provações é que somos capazes de avaliar e compreender o quão longe podemos ir, e essa linha de chegada pode ser mais curta para uns e mais longa para outros. O que não podemos, de jeito maneira, é desistir de nós mesmos, independente de qual seja o sonho e o propósito de vida, e aceitarmos que o melhor caminho para realização pessoal e profissional é aquele que alguém irá traçar para nós. Isso não existe e desperta uma série de sentimentos frustradores, pois a batalha esta dentro de nós mesmos e ninguém poderá se responsabilizar pelo resultado. Já dizia a intelectual romancista francesa, Anne-Louise Germaine Necker, baronesa de Staël-Holstein mais conhecida como Madame de Staël, em meados do século XVII:


"A conquista é um acaso que talvez dependa mais das falhas dos vencidos do que do gênio do vencedor".




Vejo muitas pessoas se perdendo na busca de coisas que nem elas mesmas sabem o motivo, deixando de lado o papel de ator ou atriz principal do seu próprio destino. Eu, particularmente, já me deixei influenciar em vários momentos no qual eu assumi o papel de sonhadora, e realmente acreditei que o que os outros diziam era o melhor pra mim. Acontece que quando você ativa seu inconsciente e percebe o que não faz sentido para a sua vida, é possível entender que muitos dos caminhos que são traçados por outras pessoas não necessariamente são aqueles nos quais você precisa percorrer para se sentir pleno e feliz! Pense e avalie o que você tem feito, pois é mais fácil saber através de nossas experiências aquilo que não queremos, do que de fato aquilo que temos como propósito. Às vezes, silenciar os sonhos até realiza-los é tão importante quanto compartilhar com pessoas que acreditamos que vão nos ajudar. A descoberta é demorada, mas se você está feliz e realizando seus sonhos, continue. Do contrário, faça uma pausa para reavaliar o seu destino. Será que não está na hora de uma mudança? 

Se você realmente tem sonhos - e aqui faço uma pausa proposital, pois acredito que não exista alguém no mundo que não tenha algum propósito ou desejo para realizar - pense nisso! O verdadeiro caminho está pronto e só depende de você para dar o primeiro passo. Pense, afinal: "É um sonho meu, ou meus esforços servem apenas para a realizar o sonho de outros?". Não confunda suas incertezas com falta de capacidade. Todos somos capazes de ir além e não precisamos necessariamente que alguém nos mova à esta direção. Podemos contar com a ajuda de pessoas mais experientes do que nós, incluir terceiros em nossos projetos e idealizar coisas que vão além do nosso controle, mas a realização depende mesmo do quanto acreditamos em nós mesmos e do valor que damos ao sonho que de fato queremos concretizar! 

E por falar em realização de sonhos, olhem que bacana a história do Estevan. O Estevan é casado com a Gabi, pai de uma menina linda chamada Lívia, gaúcho, apaixonado por esportes, trabalha na área de TI e sempre teve o sonho de superar seus próprios limites físicos através do esporte. Skatista quando adolescente, ele contou que sempre teve a prática de esportes na sua vida e o sonho de correr uma maratona, mesmo que isso parecesse impossível na fase adulta. Convidamos então o Estevan para nos contar melhor como foi a preparação e jornada de superação, e esperamos que esta história sirva de inspiração para vocês fortalecerem seus objetivos e acreditarem que são capazes de evoluir também. Agradecemos desde já ao amigo Estevam por compartilhar sua experiência aqui no Agenda.

Minha História de Superação e Conquista

"42.195 metros e um sonho realizado. Foram seis meses de planejamento e três meses de treinamento muito intenso. Nos períodos mais fortes, eu treinava seis vezes por semana, duas vezes por dia e acordava às 5h da manhã para conseguir conciliar com o trabalho e a família. Os treinamentos e o meu preparo me levaram aos 28km com muita tranquilidade, mas em seguida começaram as dores e câimbras em praticamente toda a musculatura. Após 34km já me faltava fôlego, mas eu não estava correndo sozinho! Muitas pessoas estavam ao meu lado torcendo e incentivando, e alguns que não puderam estar de corpo presente mandaram mensagens e ligações antes e depois da prova. Eu diria que, até esse ponto, para cruzar a linha de chegada, fui levado por essa massa de pessoas que me apoiaram e até desconhecidos me ajudaram e incentivaram para não desistir! Sou muito grato à equipe POA RUN por  quase um ano de treinamento e aos meus pais que estiveram em quase todo o percurso, me acompanhando e me incentivando. Agradeço muito à minha esposa que me aguentou por muito tempo apenas treinando e trabalhando e ao meu professor que, além do treinamento físico e motivacional, preparou um esquema para os demais membros da equipe me acompanharem por praticamente toda a prova. Acreditem, esta preparação e parceria fez muita diferença!".



"A maioria das pessoas deve achar que é loucura essa fascinação por esportes, mas desde que a corrida entrou na minha vida, em 2009, esse sonho veio junto e no dia 15/06/2015 tive coragem e poder para concretiza-lo. Fica aqui o meu agradecimento a todos que fizeram isso possível e meu incentivo de que, seja o que for seu sonho, vá em frente e não desista! O sabor da vitória é único e não tem preço". (Estevan Carvalho, 28 anos).


Bacana esse exemplo, não é? Adoramos a história do Estevan e aproveitamos para saber um pouquinho mais sobre esta realização:

Você participou de alguma outra maratona depois desta?

"Maratona não mais, só corridas curtas. Não tenho um planejamento para fazer uma tão cedo...aquilo me consumiu muito tempo e quase o divórcio hehehe"


A tua esposa te ajudou nesse período?

"A Gabi foi muito legal em suportar a ausência do marido por 6 meses, durante a preparação. Eu não fazia absolutamente nada além de treinar e trabalhar...até no trabalho eu tive que remanejar as tarefas para dar conta".


Você faria outra maratona de novo?
"Com certeza! No momento minha filha é muito pequena, e está consumindo bastante do nosso tempo. Também estou fazendo pós graduação, atualmente não tenho tempo para treinar para maratona, apenas corridas mais curtas. Espero futuramente me dedicar novamente a este projeto".

Se tu pudesse ter feito algo diferente durante este período de preparação, o que seria?
"O principal ensinamento que ficou, foi que eu deveria ter seguido uma dieta. Se tivesse chegado na maratona mais leve, teria influenciado positivamente nos meus resultados. Atualmente já sigo uma dieta para me manter num peso mais adequado. Meus pais me acompanharam de bicicleta durante quase toda, poderiam ter levado algo para alívio de dor muscular com ação rápida, além das coisas que eles levaram".

Hoje, você diria que esse foi o maior sonho realizado na sua vida?

"Até o dia da maratona sim, mas este ano eu descobri o que realmente é felicidade, quando realizei o sonho de ser pai".


*****


Inspire-se e vá em frente, sem medo. A superação e conquista só depende de você!


Dúvidas e curiosidades? Deixe nos comentários que a gente responde! Tem uma história bacana para nos contar? Mande um e-mail para cheiaagenda@gmail.com.
Beijos e até a próxima.
---
Texto: Ágatha Prudêncio
Participação: Estevan Manoel Ávila Carvalho 
Imagens: Reprodução e Pinterest.

2 comentários:

  1. E se der medo, vai com medo mesmo !!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Julinha. Como vamos saber se vai da certo sem tentar? Tu é grande exemplo para nós aqui no Agenda. Fico muito feliz que a tua energia paira por aqui! Beijão <3

      Excluir

O que tu achou desse post?