Translate

9 de agosto de 2016

MENTE ATIVA | Dançar é Vida

"Hoje eu acordei tão feliz que tive até vontade de dançar!". Vai dizer que não tem dias em que a gente acorda com uma vontade de se mexer, literalmente? Ou aqueles dias em que se mexer um pouquinho parece nos levar para outro mundo, bem longe do stress e dos problemas do dia, seja através da dança ou de qualquer outro esporte? Tem gente que usa o velho ditado "quem canta seus males espanta" e na dança é exatamente isso o que acontece. 

Quem aqui nunca foi à uma festa chata, aquela baladinha "mais ou menos" que de repente se torna uma verdadeira animação quando as músicas favoritas começaram a tocar e a gente começa a dançar? Formaturas e casamentos então...nem se fala! Aquele bom e velho momento em que o DJ coloca a velha guarda para tocar, misturada com funk, pagode, sertanejo e rock in roll e, de repente, todo mundo começa a se mexer. A música faz isso com as pessoas e a dança as une, trazendo felicidade, prazer e sinergia. Quantas pessoas hoje em dia, depois de anos de casamento, iniciam aulas de dança de salão para se conectarem, praticarem exercícios e se distraírem? Isso porque, através da dança, as pessoas absorvem e expandem muita energia, criando uma atmosfera de sensações positivas e de adrenalina, interferindo diretamente na saúde física e mental. A dança é isso e muito mais. Basta uma requebradinha para que possamos fortalecer os músculos, oxigenar o cérebro e mover a alma.

Imagem: Ariel Shelley

Então, deixa a tristeza e o stress de lado e vem dançar com o Grupo de Dança Criação, que inaugura a tag |MENTE ATIVA| no blog Agenda Cheia. No dia 03 de Julho de 2016, fomos convidados para registrar um dos momentos mais lindos de quem pratica a arte de dançar, que começa com meses de preparação e concentração até o dia de espetáculo. O convite veio através da amiga e leitora do blog, Liza Gomes, que é Gerente de Eventos do Grupo de Dança Criação, aqui de Porto Alegre, e que nos colocou em contato com a Patrícia Barbosa, Diretora Geral e Artística do grupo. Eram diversas escolas participando da IX MOSTRA DE DANÇA e nós do AGENDA passamos o dia na cola deles, vivendo, aprendendo, registrando e até colocando a mão na massa.  Participamos ativamente de cada segundo do universo destes artistas em dia de espetáculo, e pudemos conhecer bailarinos que começam desde cedo a despertar seu talento artístico, assim como profissionais adolescentes e adultos arrasando com técnicas avançadas no palco.  Desde a preparação no backstage até o momento em que as cortinas se fecharam, registramos tudo!


"Quando eu danço é o momento que eu esqueço de tudo. É o momento que relaxo e faço o que realmente amo! Quando entro no palco, sinto um alívio porque vejo que tudo o que aprendi, decorei, me esforcei e cansei foi para aquele momento! Um dos melhores momentos da minha vida. A dança para mim é expressar sentimentos. É a minha paixão!" (Julia Gomes, bailarina).

Entre uma apresentação e outra, ficamos nos perguntando qual a real importância de tudo isso para estas pessoas envolvidas. Para a maioria dos expectadores, tudo é tão perfeito que não imaginamos o trabalho, o tempo e tudo o que envolve até chegar no resultado final. Sabemos que é preciso treinar e investir em figurinos, cenários, equipe de áudio, local dos eventos, espaço de treinamento...mas e o resto? Quem faz isso? E a realidade por trás do palco? Não é somente esperar apagar as luzes para a diversão começar. Para os bailarinos e organizadores dos espetáculos, a dança é muito mais do que isso.


"Cai de paraquedas no mundo da dança. Minha filha é bailarina de alma desde pequena, e eu como mãe bailarina tive a necessidade de aprender um pouco mais sobre essa arte que mexe com o corpo e com a alma das pessoas. O espetáculo é a concretização do trabalho das bailarinas e fazer acontecer este momento é mágico. Tudo tem que estar ajustado e essa adrenalina é viciante. Ver o rosto de cada uma delas quando saem do palco é a melhor recompensa"
(Liza Gomes, Gerência de Eventos).

No backstage, a organização é fundamental. Desde os ensaios até as passagens de som, pé torcido, maquiagem e costuras de última hora é imprescindível que haja uma equipe em sintonia, monitorando os bailarinos e os assessorando antes do espetáculo para que todos possam ensaiar, se alimentar e descansar. No dia da mostra, uma bailarina se machucou durante o ensaio, pois já estava com uma luxação no pé. Ficamos assustamos ao vê-la chorando no camarim e até pensamos que ela não fosse subir no palco mais tarde, mas a equipe do Criação prontamente correu com os equipamentos e remédios necessários para assessorar e tranquilizar a bailarina, e nós vimos, de pertinho, o quanto eles são preocupados com o bem-estar de todos os envolvidos. No final, ela subiu no palco a arrasou!


Fizemos uma pausa para o almoço e voltamos para os ensaios e preparação de figurino! No camarim, tem gente correndo, maquiando, costurando figurino, organizando fila, armando penteados e muito mais. Eles não param mesmo, e tudo isso para proporcionar o mais belo espetáculo no final do dia. A sensação de um bailarino e seu mentor ultrapassa a satisfação, ativa a mente e liberta a alma e, entendendo um pouquinho deste universo, resolvemos trazer uma pequena amostra de tudo o que vimos por lá. Olhem que demais os bastidores do espetáculo nesse vídeo:


"O que a dança significa na minha vida? Não é de agora que me fazem esta pergunta e todas as vezes penso em várias coisas e também respondo de diferentes formas, mas hoje eu sei o que a dança representa na minha vida. Ela é a MINHA VIDA! Acredito em todas as possibilidades e oportunidades que a dança me traz, e como sou feliz fazendo o que eu faço com a chance de mostrar e dividir o que sei com o maior número de pessoas...é imensa a emoção que a dança me proporciona" (Patrícia Barbosa, Diretoria Geral & Artística).

Para finalizar, deixamos esta mensagem da querida Pati Barbosa sobre o que é  a dança na vida dela e o motivo de levar isso à diante, inclusive como carreira e para todas as pessoas que surgem na sua vida. Se você gostou desta experiência, tá esperando o que para começar a balançar o esqueleto? Respire e inspire-se! 
-----------------------------------------------------------------------------------------
Texto: Ágatha Alves Prudêncio
Imagens: Reprodução
Participação: Grupo de Dança Criação 
Avenida Cavalhada, 3623, Porto Alegre - RS, 91740-000, Brasil
Contato: (51) 8443-7957

Liza Gabriela Gomes | Gerência de Eventos
Patrícia Barbosa Ribeiro | Diretoria Geral & Artística
Júlia gomes | Bailarina
Fotos: Liza Gabriela Gomes
Local do Evento: AMRIGS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?