Translate

22 de julho de 2016

BELEZA | Técnica Free Hands em Cabelos

Oi Gente, Tudo bem? Quem me acompanhou na semana no meu aniversário, viu que eu estava a mil por hora! Houveram trabalhos, vídeos, snaps, fotos, consultoria, palestras e muitos presentes pra lá de especiais. Um deles foi bastante comentado nas minhas redes, que era sobre a mudança do meu cabelo em véspera de completar minhas 2.8 primaveras e essa mudança foi proporcionada pelo querido Hair Expert Jorge Gomes, lá da Dijor Hair Studio.


Quem me conhece sabe que eu não divulgo, não aconselho e não trabalho com produtos, serviços e profissionais que eu não admiro e não acredito na plena competência, mas confesso para vocês que ter feito essa mudança nos cabelos foi algo de olhos fechados para mim, pois eu nunca havia feito algo com o Jorge antes. Foi um presente as cegas,  mas que trouxe um resultado incrível e muito, muito satisfatório, o que só melhorou minha autoestima e inspirou muitas das minhas seguidoras a mudar também de visual. 

Mas antes de eu contar para vocês bem detalhadamente o processo todo desta mudança, quero apresentar  o profissional por trás dela. Aí vai a ficha do fera:

Nome: Jorge Onício Gomes
Profissão: Cabeleireiro.
Background: Proprietário da Dijor Hair Studio, em Porto Alegre, é especialista em construção de mechas, coloração e corte. Formado por renomadas academias brasileiras, faz parte desde 2012 do time de experts da Wella Professional Brasil. Participou de campeonatos regionais e estaduais, no qual foi agraciado com prêmios por excelência e profissionalismo. Dentre suas especializações, realizou um curso de corte e stylist em Barcelona, com Angel Diez, e frequentou o centro técnico da Wella em São Paulo e Buenos Aires, no qual participou de treinamentos técnicos com mestres como Neando Ferreira, Patrick Cameron, Luciana Rosa e Paulo Persil. Atualmente, faz parte da diretoria do SINCA/RS e destaca-se com o seu conhecimento em Tricologia e personalização de atendimentos técnicos.

Fera, não é? Agora vamos falar um pouquinho sobre a técnica que o Jorge utilizou. A queridíssima da vez foi a FREE HANDS (mãos livres), mais conhecida como Painting (pintura) atualmente.


TÉCNICA FREE HANDS

Saindo das mechas californianas, as mechas Free Hands nasceram na Europa e viraram febre no final de 2013 no mundo todo, sendo uma das mais pedidas até os dias de hoje. O princípio desta técnica é não deixar as mechas marcadas e diminuir os danos no cabelo e ao meio ambiente durante o processo de descoloração, descartando totalmente o uso de papel e outros componentes, além de proporcionar um efeito mais suave e natural em qualquer tipo de cabelo (lisos, ondulados e crespos).

Esta técnica expandiu tanto entre os salões e estéticas que hoje existem três propostas de aplicação: 

- Highlights: mechas mais claras e com pontos de luz, para dar impressão de cabelo iluminado. Ideal para qualquer estação, conforme os tons. A grande tendência são as mechas "bronde", que não são tão claras mas destacam luminosidade nos fios.

- Lowlights: são basicamente mechas invertidas, muito aplicadas para equilibrar a monocromia de cabelos muito claros, premindo que o colorista possa criar efeitos sombreados nas pontas e em pontos específicos;

- High & Lowlights: perfeitas para correção de mechas, principalmente quando o cabelo está transitando de um tom para o outro. ex.: de ruiva para loira ou morena iluminada.

Em geral, o profissional que trabalha com o método Free Hands consegue revelar sua criatividade e desenhar as mechas de acordo com a simetria do rosto e o perfil da cliente, somente com o auxílio de um pente e pincel, apostando em tons mais luminosos para o verão e mais quentes no inverno. As pontas mais claras continuam sendo muito pedidas entre as brasileiras, mas hoje percebe-se uma tendência muito forte em tons mais suaves e mechas com comprimento de raiz esfumada, sutil e natural, sem perder o brilho e a aparência de cabelos saudáveis. 

Por ser mais rápida e fácil, esta técnica bombou entre as mulheres devido o tempo perdido com as tradicionais luzes feitas em papel ou touca. Diferentemente, com a free-hands o profissional leva em torno de 30 à 60 minutos para finalizar a aplicação, dependendo do comprimento e quantidade de cabelo.

RESULTADO FINAL

O profissional, com o auxílio de luvas e pente, separa as mechas por camadas e com um pincel ele vai pintando os pontos a serem descoloridos no sentido da raiz as pontas. O comprimento de raiz fica intacto, ou seja, não é descolorido. As pontas podem ser pinceladas ou totalmente cobertas pelo descolorante. Tudo depende do efeito que tu procuras e do resultado que o seu cabeleireiro pretende chegar. 



Após feita toda a aplicação, espera-se o tempo necessário para descolorir os fios e por final matiza-se com o tonalizante adequado. Aqui é importante lembrar do uso de máscara para equilibrar o PH dos fios e não causar o efeito contrário. Isso tudo fica nas mãos do seu hair expert, viu? A gente só sabe o que acontece na volta, mas os detalhes sobre o que é melhor para o teu cabelo somente um cabeleireiro capacitado vai poder dizer. Aqui no vlog da minha mudança de visual vocês poderão ver bem o passo-a-passo do trabalho do Jorge e meu ANTES&DEPOIS:


"Posso fazer em casa?" Eu recomendo que vocês procurem um profissional de confiança e que conheça a técnica. Claro que a gente se arrisca e muitas vezes dá super certo, mas corre muito o risco de manchar os cabelos e ficar totalmente diferente do que se imagina. 

"HOMENS podem fazer mechas Free Hands?" Com certeza, sem preconceitos gente! Ou tu achas que muitos cabelos masculinos com tons iluminados, tipo cabelos queimados do sol, são naturais? Muitos fazem mechas e, às vezes, até sozinhos em casa. Tenho certeza que cabe aqui a liberdade expressão, seja homem ou mulher. O importante é se sentir bem consigo mesmo e uma mudancinha, mesmo que sutil, faz MUITO, muito bem ao ego e para a nossa autoconfiança! Tudo depende de como você enxerga isso no seu mundo! Olha que bacana que fica:


Espero que tenham gostado do post desta semana e até o próximo, com mais dicas especiais! Beijos
----------------------------------------------------------
Texto: Ágatha Alves Prudêncio
Imagens: Reprodução
Parceria: Jorge Gomes | Dijor Hair Studio | www.dijor.com.br
Dr. campos velho, 1461. Porto Alegre | RS. Brasil.

2 comentários:

O que tu achou desse post?