Translate

4 de julho de 2016

MUDANÇA NÃO TEM HORA | I Desafio 30 Dias "TitaxDoug"

Sabem aquela vontade de ter uma vida saudável, um corpo sarado e uma saúde de ferro? Poisé, muita gente têm e pouca gente faz...e não pensem que não me incluía, até 8 dias atrás, nessa leva de pessoas que querem-mas-não fazem!

(Imagem: Pinterest)

Por muito tempo eu fiz milhares de atividades físicas e, desde pequena, sempre fui muito ativa, me envolvendo em qualquer coisa que relacionasse pessoas e esporte. Era grêmio estudantil no colégio, gincanas, campeonatos inter-escolares, apresentações de final de ano, ações beneficentes, caridade e por aí vai! Acontece que a idade vai batendo né (desculpa), e a gente vai deixando toda essa energia de lado em prol da vida adulta. Vem a faculdade, turbinada com o primeiro estágio, depois o trabalho escravo de 8 horas por dia, o curso de inglês, o namorado nas horas vagas, a família nos finais de semana (somada ao namorado e estudos), as amigas nos happyzinhos (somadas à família, namorado, estudos, estágio, trabalho...) AHHHHH! Eu duvido que alguém não tenha passado por isso também. Bom, acontece que os inquietos não conseguem se acomodar por muito tempo e as ideias começam a borbulhar dentro da cabeça. 

Sabendo que #mudançanãotemhora, eu e o Douglinhas (namorado, para quem não conhece ainda) resolvemos mudar alguns hábitos aqui em casa. Todo mundo sabe que namorar pode proporcionar uma leve engordadinha, mas porque isso tem que ser desculpa para o nosso relaxamento pessoal? Muita gente solteira também é desleixada com esse assunto e todos nós, por um momento, esquecemos que tudo o que fizermos agora, vai refletir depois. Gente, eu vi meu avô perder duas pernas por conta da diabetes este ano. Vocês acham que eu continuo devorando uma panela de negrinho (brigadeiro) como antes, depois de ter visto o que esta doencinha sorrateira pode fazer com uma pessoa? Meu vôzinho sempre comeu bem a vida inteira, mas nunca se preocupou muito com os excessos. Achava que tinha que aproveitar! É aí que me refiro! Não quero e não vou deixar de lado o negrinho, o fundue, o vinho, a cervejinha nos happy-hours...mas seria tão difícil mudar alguns hábitos durante a semana para poder me dar ao luxo de saborear o "proibido" de vez em quando? 

Pensando nisso, coloquei o namorado na rodada e começamos nossa mudança já, sem esperar virar o mês ou o ano. Foi bem no dia internacional das dietas - SEGUNDA-FEIRA! Para tornar o processo todo menos "sofrido", apostamos um com o outro de que o desafio seria por 30 dias e que algumas regras deveriam ser seguidas. HAHAHA, gente, regras nossas tá? Vocês podem, e devem, desafiar seus parceiros, amigos ou à si mesmos do jeito que vocês bem entendem. O importante é levar a sério e seguir certinho a proposta!

Então bora lá. Nosso desafio se chama #TitaxDoug (nossos apelidos) e tem as seguintes regras básicas:

1.  Durante 30 dias, ambos precisam se exercitar 5 vezes na semana, com 2 dias de descanso  intercalados (opcional - Ex.: Terça e Quinta / Sexta e Domingo). 

2. Os exercícios podem ser aeróbicos ou musculação e não podem ter um período inferior à 30 minutos e superior à 2 horas. Como estamos começando e fazendo por conta própria, não podemos arriscar prejudicar nossa saúde com exercícios exagerados. Aqui vale uma caminhadinha, corrida, agachamentos, flecções, pular no jump, pular corda, dançar, etc. Mais adiante, pretendemos iniciar um acompanhamento com um profissional para manter ou ajustar o que estiver errado. por enquanto, a mudança já começa na iniciativa mesmo...

3. Devemos ingerir ao menos 3 frutas, vegetais, legumes e grãos por dia, seja em forma de suco ou snacks, além de 2 litros de água. A ideia aqui não é controlar calorias, mas sim substituir as "porqueiras" por coisas saudáveis. Sabe aquele Club Social da tarde? Troca por uma banana! Ou o pão de queijo no café da manhã? Troca por uma porção de grãos. Pode comer chocolate ou sobremesa no restaurante? Em pequena quantidade pode, mas a balança e as celulites amiga...estas vão acusar isso depois! Pode comer carne? Pode, de preferência carnes magras. Para os vegetarianos e veganos (o que não é o nosso caso), a vasta opção de vegetais, legumes e grãos substituem facilmente a necessidade de carne.

Aproveito para compartilhar com vocês uma dica do cosmopolitan.com:

(Imagem: Artigo cosmopolitan.com)

4. Em hipótese alguma, durante o desafio, podemos comer JUNK FOOD (Mc Donalds, Xis, Pizza, Cachorro-quente, Frituras, Congelados, 1 panela inteira de negrinho, 1 caixa inteira de BIS, etc). Aqui muita gente vai gritarrrrr de ódio! Sem ataques, por favor? Estamos falando de mudança de hábito, não? Se tu chegou até aqui é porque te interessou no assunto, então relaxa que eu tenho certeza que tu consegue ficar 30 dias sem tudo isso! Essa foto é para testar quem é forte o suficiente para continuar lendo...

(Imagem: Pinterest)

5. Refrigerante, tônica ou água com gás podem ser consumidos somente 1 vez na semana, afinal de contas estas bebidas não agregam nada na nossa saúde!

6. Ao menos 2 vezes na semana devemos tomar sucos detox (Douglas odeia couve no suco. Quer dizer...quando eu exagero e depois ele fica com gases o dia inteiro HAHAH). Existem muitas receitas para limpar o organismo que vocês podem encontrar na internet. Dá uma olhada em sevenlist.com.br que só nesse site tem 7 receitas deliciosas;

7. Não é permitido misturar carboidratos. Podemos comer arroz branco, integral, massa, tapioca, pão, batata (de preferência doce), mas nunca juntos na mesma refeição. Ou é arroz com feijão, ou é a massa com feijão (eu, particularmente, não me agrado nesta última opção). Se não quiser comer carboidrato no almoço e na janta, melhor ainda!

8. É obrigatório acordar cedo! Essa regra é muito injusta comigo, tendo em vista que eu tenho meus horários flexíveis. Não entendo o motivo do Douglas querer tanto impor essa regra no desafio, mas tudo bem...

9. Quem arregar (digo, desistir) primeiro vai ser exposto pelo adversário em todas as redes sociais possíveis!

10. Não haverá competição de quem perder mais peso, até porque nosso organismo responde diferente, mas se chegar no final do desafio e não tivermos perdido nem ao menos 1kg da pancinha, ambos terão que gravar um vídeo pagando um mico!

***

Hoje estamos no dia #8 do desafio e eu sempre compartilho algumas dicas do que estamos comendo e como estamos nos exercitando durante a semana, lá no insta e no snap! Se quiser me acompanhar ou me ajudar com dicas saudáveis, vou amar!  Se tu tiver uma receitinha boa, me manda também que eu testo. Me procura lá: aaprudencio 
Já aviso que o Douglas não registra muita coisa, mas tenho meus espiões ajudando a controlar se ele está saindo da linha ou não!

Amanhã vou mostrar para vocês como é o meu treino diário. Eu gosto muito de aeróbica e treino Hiit, e realmente vejo resultado antes e depois de cada exercício. Já estou editando  o vídeo para deixar lá no canal - Youtube: Ágatha Prudêncio. Se tu ainda não te inscreveu, corre lá que sempre sai algo bom (ou não) toda Terça e Sexta! Vai lá ver e depois me diz o que achou...ou não fala, mas se te agradar, curte pra mim, ok?

Agora, se tu chegou até aqui e gostou da ideia, desafia então alguém também e bora começar novos hábitos. Quando a gente faz em parceria com alguém, seja amigo (a), namorado (a), tudo fica muito mais fácil!!!! Eu confio em ti, e você?! Se está funcionando para mim, com certeza vai funcionar para ti também!

Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que tu achou desse post?