Translate

6 de fevereiro de 2015

BREAKFAST pelo Mundo

O post de hoje é pra vocês acordarem cedo e prepararem um belo café da manhã inspirados, é claro.

Alguns de nós, que já tiveram a oportunidade de viajar e conhecer outras culturas, sabem que o café da manhã é uma das refeições que diz muito de cada país. Enquanto no Brasil estamos acostumados com o velho pão com manteiga, presunto e queijo mussarela, acompanhado com um cafezinho preto ou café com leite, do outro lado do mundo tem gente comendo até salada verde com pepino e azeitona. 

Eca? Que isso gente! Cada cultura sabe o que é bom, e as vezes um gostinho diferente pode nos trazer experiências gastronômicas fantásticas e inesquecíveis. O negócio é abrir a cabeça e experimentar!

Bom gurizada, antes de introduzir um pouco sobre a minha experiência com o tradicional café da manhã australiano, quero dividir com vocês a reportagem que eu li na One world da TAM Viagens, e algumas das curiosidades que descobri por aí.

COMECE O DIA BEM


BRASIL

Levando em consideração que a culinária brasileira varia muito conforme as regiões, e que cada cantinho desse imenso país cria sua própria tradição desde o prato de frutas até a dobradinha com café preto, alguns ingredientes especiais continuam sendo referência no cardápio de hotéis e residências. pão, frutas, café, leite, presunto, queijo, geléias, torrada (misto quente) fazem parte dos grandes banquetes do brasileiro. Alguns ainda começam o dia com pastel e pingado (café preto com leite), mas essa parcela de cidadãos não representa o dia a dia do povo todo. O normal é isso mesmo, pão com manteiga, frutas, frios (presunto e queijo) e café. (Imagem: http://rioandlearn.com)

ESTADOS UNIDOS

Os amigos americanos gostam mesmo de um café calibrado. Workholics por natureza, o dia do americano começa cedo com um belo prato composto por ovos com bacon, pequenas salsichas, panquecas caseiras e waffes regados com xarope de milho ou calda de mirtilo. 


É comum também de ver muffins, cereais do tipo cornflakes e "cháfé" (café daqueles bem aguados). Se esse cara ou essa mulher maravilha estiver na correria com quinhentas mil coisas para fazer, é possível que um take away do Joe PRO shop & HQ, em NY, ou um Donuts ajude no caminho do trabalho.

(Imagem: http://blog.applebees.com.br)





ARGENTINA

No desaduno  os hermanos adoram algo que é muito parecido com os croissants franceses: as famosas medialunas. Essa delícia argentina geralmente vem acompanhada com suco de laranja, café preto ou com leite. Fatias de pão torrado, lambuzados de dulce de leche também são acompanhadas com café ou suco. Nos hotéis, encontramos frutas da estação para turistas mais lights.

(Imagem: http://www.estilohyatt.com.br)



ESPANHA

Não só as castanholas embalam o ritmo acelerado dos espanhóis. O café da manhã tradicional dos amigos tem fatias de pão com tomates, alho e sal - podendo ainda, para aqueles com paladar aguçado, serem regadas com azeite de oliva e acompanhadas de queijo jamón. No inverno, um delicioso churros com chocolate faz sucesso nas manhãs frias das cidades espanholas. (Imagem:http://www.consultordeviagens.com)


ITALIA

Cappuccino, mochaccino, latte?
Os italianos sabem como apreciar, sem moderação, um bom café. Acompanhado de pãezinhos, doces, bolos, croissants, nossos querimigrantes queridos iniciam as manhãs recheados de prazer.

(Imagem: www.tudointeressante.com.br)






ALEMANHA

Alemón batata? Que nada. Nossos amigos bons de bola curtem mesmo salsichas bock como prato principal no café da manhã. Servidas com pão típico, chamado de brotchen, e queijos tradicionais, as salsichas são o prato principal da mesa, acompanhadas também de café preto bem forte. Eles adoram!

(Imagem:http://blog-pt.hostelbookers.com/ideias-de-viagem)


JAPÃO


Nossos amiguinhos orientais amam peixes, algas e arroz. Não é a toa que o tradicional café da manhã seja uma tigela de arroz e outra de missoshiro (sopa de pasta de soja), algas, tofu, peixes cozidos e chá verde para digestão. Servidos? Outro prato típico no café da manhã é o tamagoyaki, que são enroladinhos de omelete frito, e o nasu no aguei, que são beringelas ao molho de gengibre, açúcar e saquê.
(Imagem:http://traducao-japones.blogspot.com.br)


FRANÇA

Bonjour. Muito, mas muito pão, e uma boa dose de café é o que acorda os franceses. Entre as guloseimas, croissants, brioches e pain au chocolat (pãozinho recheado de chocolate). Ruim né? 

(Imagem:http://www.consultordeviagens.com)



TURQUIA


O negócio dos turcos é café da manhã light. Salada de folhas verdes com pepino e tomate, iogurte, mel, frutas secas, azeitonas e queijos e pão turco. 

(Imagem:http://www.consultordeviagens.com)



MEXICO

Arriba! Nossos amigos mexicanos gostam mesmo de café da manhã substancial. Um dos pratos mais comuns são os "huevos rancheiros" (ovos, carne e feijão) e chilaquiles, que são pedaços de tortilha fritos. Outro prato típico de manhã são as quesadillas, que são tortilha de milho amassada e frita, com queijo, ovos mexidos e feijão. Bolos, frutas e pães também são comuns de se ver, acompanhados de café preto ou suco.

(Imagem:http://blog-pt.hostelbookers.com/ideias-de-viagem)

INGLATERRA


Uma vez que, para muitos dos ingleses, o café da manhã é a refeição mais importante do dia, percebe-se que fartura não é problema. Ovos, bacon, cogumelos, tomates fritos, torradas e hashi broas (bolinho frito de batata) são típicos na mesa. O Chá, não só das 5, está presente em todas as refeições.


(Imagem: http://blog-pt.hostelbookers.com/ideias-de-viagem)


AUSTRÁLIA

Nada mais tradicional no brunch dos australianos do que torradas com vegemite (pasta escura feita com extrato de levedura), cereais com leite, iogurte, suco de frutas (famoso orange juice), baked bens (uma receita agridoce de feijão), eggs & salmo (ovos mexidos com salmão defumado, servido com torradas e tomate cereja), pão com abacate (no lugar de manteiga) e por ai vai. Os australianos gostam mesmo de acordar cedo, comer pouco, fazer exercícios e depois comer um belo café da manhã (quase almoço), chamado de brunch. Agora, se estiver na correria do dia, ou perdido o trem na Town hall, nada melhor que passar no Gloria's Cafe e pegar um cappuccino take away, com um muffin de blueberry. 

(imagem:http://nosexportamosparaaustralia.blogspot.com.br)

P.s: Sinto saudades até hoje disto. Para quem não sabe, morei dois anos em Sydney e muito tive que tomar café da manhã nas estações de trem, ou brunch em Bondi Beach. Parece que foi ontem, como a doce experiência de provar avocado (abacate) no pão. Então, lembem-se daquilo que eu disse lá no começo: pensem antes de dizer "NÃO GOSTO". Degustar culinárias diferentes também faz parte das grandes e inesquecíveis experiências de vida. 

Deixem as dietas de lado, e bon apettit. Beijos ;)



Saiba mais em:
http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-preparar-cafe-da-manha
http://www.grubstreet.com/2013/09/best-coffee-shops-in-america
http://www.tamviagens.com.br/
http://www.cafedonuts.com.br

3 comentários:

  1. Meu Deuuuss! No México e na Inglaterra é praticamente um almoço? Duvido que eles façam outra refeição ao meio dia!

    ResponderExcluir
  2. Gosto mais do café do Brasil! saudável,
    sustentável e saboroso!

    ResponderExcluir
  3. Café da manhã, na minha opinião é a refeição mais importante. Acho algumas culturas meio ''weird'' , mas não deixaria de degustar suas culinárias. Meu irmão fez um curso de culinária, estou sempre experimentado alguma invenção. '' Não Gosto'' não pertence ao meu vocabulário =P.

    ResponderExcluir

O que tu achou desse post?