Translate

8 de fevereiro de 2015

PROTEÇÃO SOLAR: S.O.S VERÃO

Oi amores! Vamos falar um pouquinho sobre proteção solar? 

Tá certo, todo mundo está cansado de saber que os cuidados com a pele e cabelos devem ser extremos nessa época do ano. Não adianta só tomar muita água, ficar debaixo do guarda-sol, comer frutas e evitar o sol do meio dia. O negócio é maior do que imaginamos. 

Cabelos no verão, sejam eles de mulheres ou homens, são tristes de cuidar. Pele então, nem se fala. E a mulherada que o diga, pois gastamos quase que mensalmente em cremes, ampolinhas milagrosas, hidratações mirabulantes, hidratantes corporais e por aí vai. Nossos excelentíssimos, apesar de entendidos que o o assunto câncer de pele é de suma importância, não fazem a menor ideia do que é bom e ruim para a pele. Sabem apenas que devem passar os produtos, devido aos puxões de orelha da companheira. Fala sério, a maioria não é assim? Falo por experiência própria.

Para a pele, gostaria de alerta-los sobre o uso de protetores solares. Para isso, conversei com a minha amigona, Vivian Marra, que é química e pós graduada em cosmetologia. Com conhecimento de causa, a Vika nos trouxe vários alertas importantes sobre os tipos de pele, sobre o uso correto de protetores solares, e algumas curiosidades que não somos informados pelas indústrias e lojas no mercado. Vejam a resenha que ela escreveu, em primeira mão, para nós leitores do Agenda Cheia.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROTETOR SOLAR
Por: Vivian M. Marra, Química e Especialista em Cosmetologia. 

Estamos em uma das estações, como muitos dizem, mais alegres do ano, mas para aproveitar ao máximo temos que tomar alguns cuidados.

Vocês sabiam que, devido a nossa localização demográfica, o Brasil é um dos países que recebe maior radiação solar? Por isso devemos tomar muito cuidado e usar protetor solar sempre! Pensando na proteção, você sabe por que algumas pessoas se queimam mais que outras? Devido ao seu fototipo de pele. 

Abaixo esta a classificação conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia:

1. Pele Branca – Sempre queima – Nunca bronzeia – Muito sensível ao Sol
2. Pele Branca – Sempre queima – Bronzeia muito pouco – Sensível ao Sol
3.Pele Morena clara – Queima (moderadamente)– Bronzeia (moderadamente) – Sensibilidade normal ao Sol
4.Pele Morena moderada – Queima – Sempre bronzeia – Sensibilidade normal ao Sol
5.Pele Morena escura – Queima – Sempre bronzeia – Pouco sensível ao Sol
6. Pele Negra – Queima – Pouco Bronzeia -Totalmente pigmentada – Sensibilidade normal ao Sol.

(Imagem: www.marianasimionato.com)

BANHOS DE SOL

Tomados com cuidado, os banhos de sol fazem muito bem a nossa saúde, pois ajudam a sintetizar Vitamina D3 em nosso corpo.  Sem cuidados especiais, os banhos de sol podem trazer graves consequências como manchas na pele, queimaduras, rugas e o pior, Câncer de Pele.

(Imagem:http://rosiclubedaluluzinha.blogspot.com.br)

O bronzeado é uma reação onde a síntese de melanina é ativada no nosso corpo e a pele começa a bronzear e este surge em 48 horas gradualmente. Então pessoal, não adianta ficar o dia todo torrando! Esta síntese do nosso organismo trabalha dentro do seu tempo e o excesso de sol acumula na pele com o tempo, mostrando sinais. 

Você sabia? O sul do nosso país tem as maiores taxas de câncer de pele (estimativa de 2010 do INCA- Instituto Nacional do Câncer). Cuidado! A prevenção vem com o uso diário de  filtro solar, mesmo em dias nublados. Para diagnosticar se a pele sofre deste perigo, devem-se fazer exames periódicos e sempre cuidar com o aparecimento, mudança de cor ou crescimento de pintas, sinais e manchas.

Teste em animais: Hoje em dia todos os protetores são testados em humanos. São testes super seguros, que comprovam a eficácia do produto (exigência da ANVISA). Apenas os manipulados não possuem teste clínico, ou industrias ilegalmente habilitadas.

FPS = Fator de Proteção Solar

Leia os rótulos 
As matérias primas que protegem do sol são chamadas de filtro solar. Algumas são instáveis com o sol e perdem seu efeito rapidamente. Para uma boa formulação, são associados vários filtros diferentes. Por exemplo:

Butyl methoxydibenzoylmethane: vai aparecer desta forma no rótulo (mais conhecido como Avobenzona). O filtro é fraco e precisa ser associado a outro bem estável, para ficar uma boa formulação. 

Benzophenone-4: não é bom, é fraco e não protege por muito tempo.

Benzophenone-3: existem alguns estudos mostrando que esta matéria prima tem alta absorção, e aparece na corrente sanguínea em testes após a aplicação. Ainda não foi proibido pela ANVISA, pois ainda não existe um estudo 100% comprovando o efeito.  Neste caso, eu indicaria evitar protetores solares com esta matéria prima, principalmente o uso destes em crianças.

Dica da Vika: Hoje em dia os protetores mais indicados são os da L´Oreal. Os BB Cream são bacanas para uso diário, mas aqueles que não indicam FPS tem baixíssima proteção.

*** 

Gostaram do post? Se quiserem saber mais sobre cuidados com cabelos e com a pele, deixem comentários ou enviem um e-mail para agathaaprudencio@gmail.com.br. 

Um beijão e uma semana abençoada a todos!


Saiba mais:
Vivian Marra: vika_marra@hotmail.com
www. rosiclubedaluluzinha.blogspot.com.br
www.marianasimionato.com

2 comentários:

  1. Amei o post! nunca é demais manter os cuidados com a nossa pele, e cabelo no verão! A Vivian é demais! adorei a dica da l'oreal.

    ResponderExcluir
  2. É Verdade! Que bom que tu gostou!!! 💋💋💋

    ResponderExcluir

O que tu achou desse post?