Translate

27 de janeiro de 2015

BEM-ESTAR: Budismo, Meditação e Templos.


Oi Gente, Tudo bem? Vamos parar tudo o que estamos fazendo e tentar relaxar um pouquinho? Para começar, esqueça todos os problemas do seu dia, suas tristezas, seus desafios e suas angústias. Tenta esvaziar tua cabeça e pensar somente em coisas boa. para ajudar a desconectar da adrenalina do dia, coloca o Mantra abaixo para tocar e comece a ler atentamente os ensinamentos de Buda. O grande passo para o equilíbrio emocional é estarmos conectados com o nosso eu interior, então  não custa pararmos um pouquinho a correria do dia e aprender sobre esta filosofia que vem movimentando milhares de pessoas pelo mundo todo. 




A HISTÓRIA DE BUDA

Em sua essência, Sidarta Gautama - popularmente conhecido como Buda - ensinou para as pessoas como alcançar a completa liberdade do sofrimento, no qual chamava-se iluminação do ser. Nascido no norte da índia, no século A.C., Sidarta foi o primeiro príncipe de uma região do atual Nepal, tornando-se professor espiritual e fundador do budismo. Seu pai, o rei Sudodana, nunca permitia que o príncipe deixasse o palácio e para mante-lo sob seus comandos, atendia a todos os desejos do filho, para que ele crescesse e entendesse a vida cheia de riquezas e sem sofrimentos, cercada sempre por pessoas jovens, saudáveis e felizes.

Aos dezesseis anos, Sidarta casou-se e aos 29 anos abandonou a vida de príncipe para tornar-se um ancião em busca de verdades. Por seis anos seguidos, o ex-príncipe manteve uma vida de austeridade e seguiu os mais renomados mestres da época na Índia, estudando e aplicando seus métodos até alcançar o estado iluminado. Com o passar do tempo, o antigo príncipe já não era mais lembrado como realeza e passou a ser procurado por milhares de pessoas, no qual ele orientava de acordo com a necessidade, temperamento, personalidade, cultura, habilidade e conhecimentos de seus seguidores. Seus ensinamentos são compartilhados até os dias de hoje em diversos lugares do mundo.

(Imagem: Buda em seu estado Nirvana, compartilhando seus ensinamentos).

O BUDISMO

Considerada a quinta maior religião do mundo, com aproximadamente 500 milhões de seguidores no mundo todo, o Budismo - buddhismo - é o conjunto de tradições, crenças e práticas religiosas que surgiram à partir dos ensinamentos do príncipe Sidarta Gautama, posteriormente conhecido como Buddha. Por trás destas crenças, o budismo busca ajudar os seres a alcançar o fim do sofrimento através do amor e sabedoria elevada, escapando do ciclo de sofrimento do renascimento e chegando ao status "Nirvana". Basicamente, o budismo existe com base em duas principais tendências: a mais tradicional, conhecida como TERAVADA, que se espalhou pelo sudoeste da Ásia e em países como o Siri Lanka, Tailândia, Laos e Camboja; e o budismo MAHAYANA, que seguem a  cultura dos países Tibet, Japão e China.





OS TRÊS GIROS DA RODA DO DARMA


Darma significa ensinamentos de Buda e os três giros da roda de darma fazem referência as três principais escolas budistas existentes hoje: HINAYANA, MAHAYANA e VAJRAIANA.

Apesar de existirem nos dias de hoje várias escolas budistas, o que há de comum entre elas é que ambas pregam o caminho da libertação, a importância da canonicidade dos ensinamentos e práticas, tendo suas tradições baseadas  em três "Joias" como refúgio espiritual:

1 - Buda como mestre;
2 - Dharma com ensinamentos baseados nas leis do universo;
3 - Sangha como comunidade budista.



AS QUATRO ESCOLAS


Após um longo período, nasceram novos mestres indianos com novas traduções de textos sagrados, formando novas linhagens de práticas. Por séculos os ensinamentos de Buda Shakiamuni foram transmitidos por mestres, mas a pureza dos métodos se manteve devido os detentores das linhagens alcançarem realização e maestria. Atualmente, existem quatro escolas principais que foram estabelecidas e são conhecidas no mundo todo:

* Nyingma
* Kagyu
* Sakya
* Gelupa

Na foto abaixo, sou eu em 2011, quando tive a oportunidade de visitar o templo Chalong em Phuket, na Tailândia. 







TEMPLO BUDISTA NO RIO GRANDE DO SUL

O Khadro Ling é a sede do CHAGDUD GONPA BRASIL, uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e vivência do budismo tibetano. Em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, existe uma comunidade de praticantes budistas que habita terras onde foi construído o primeiro templo tibetano tradicional da América Latina. Para chegar lá é preciso ir de carro em direção à São Francisco de Paula e, ao chegar em Três Coroas, são aproximadamente 7km de estrada de chão até o topo do morro, onde está o templo. Se a opção for ir de ônibus, existe uma linha direta de Porto Alegre até Três Coroas (Citral), mas a caminhada é longa até o templo. Todas estas informações podem ser acessadas no próprio site da organização! Saiba mais em: http://kl.chagdud.org


GURU RINPOCHE


O Rinpoche é o mestre que levou a tradição do budismo Vajraiana para o Tibete, no século VIII. Conhecido como o "Senhor Nascido no Lótus", o guru estabeleceu uma série de práticas para reduzir a negatividade em uma época turbulenta e sanguinária no Tibete. Os ensinamentos do Guru Padmasambava têm sido mantidos intactos até os dias de hoje.




RODA DAS ORAÇÕES
Segundo os budistas, as orações são pregadas na roda para que o vento possa tocar em todos os pedidos e carrega-los para seus devidos lugares, carregados de bons fluidos e energias. Há relatos de que todas as orações da roda já foram atendidas e constantemente ela gira para que todas as pessoas no mundo possam ser atendidas. Por volta do templo e dos monumentos sagrados, não esqueçam de sempre andar em sentido horário, para que venham boas vibrações, saúde, boa sorte, equilíbrio, sabedoria, amor e paz. Respeitar toda e qualquer espécie também faz parte dos ensinamentos de Buda. 



Espiem um pouco da nossa visita em 2014 no templo budista de Três Coroas:




"NÃO PISE NAS FORMIGAS"

"Lugar mágico, cheio de história, misticismo e paz de espírito..."



Espero que vocês tenham curtido esse momento zen aqui no Agenda. Um beijo e até a próxima!

***
Saiba mais: 

http://www.universomistico.org/s/o-que-e-budismo--dharmanetcombr.html
http://kl.chagdud.org/budismotibetano/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo

6 comentários:

  1. Amo esse lugar! Transmite uma paz inexplicável. Vale a pena ir conhecer!

    ResponderExcluir
  2. É verdade! Quem conhece sempre volta. Quem não conhece, se encanta. Um lugar incrivelmente calmo e ótimo para recarregar as energias.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de conhecer esse lugar, deve transmitir boas vibrações.
    O tema do primeiro post ficou bem interessante também.Parabéns pelo blog e pela atitude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Digo! Que bom que tu gostou...essa é a ideia principal do blog: trazer coisas legais em um canal de comunicação rápido e de fácil acesso aos amigos. Vai mesmo, que tu vai curtir MUITO! De quebra, sobe mais um pouco até Gramado e finaliza o dia com um chocolate quente tradicional. Não tem erro :) Bjs

      Excluir
  4. Não tive oportunidade de conhecer .. preciso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando puderes, vai mesmo! É um local de poder incrível!

      Excluir

O que tu achou desse post?